Histórico

A princípio, o Programa de Pós-graduação em Filosofia da UFU registrou como área de concentração as Filosofias Moderna e Contemporânea, isso por consequência natural da formação dos docentes do Departamento que, então, compunham o quadro de professores. Por conta também do teor das pesquisas desenvolvidas pelos docentes que iniciaram o Programa e da relevância dos temas no debate moderno e contemporâneo, foram adotadas duas linhas de pesquisa: (1) Ética e Conhecimento e (2) Filosofia Social e Política.

Não obstante isso, o Programa de Pós-Graduação em Filosofia – desde a criação movido sempre pelo escopo de promover ações concretas que lhe garantissem um perfil de excelência – realizou, no início de 2013, a alteração na denominação da área de concentração de “Filosofia Moderna e Contemporânea” para “Filosofia”. O movimento de ampliação do Programa era, a um só tempo, inevitável e também muito propício: de fato, abriu um importante universo de opções que atendia (e continua a atender) aos mais diversos interesses históricos e teoréticos do corpo discente do Mestrado em Filosofia – que então passava a contar com pesquisas em Filosofia Antiga, Medieval, Moderna e Contemporânea –, além de contemplar número importante de novos professores qualificados que, em grande parte por causa do REUNI, passaram a fazer parte do “Instituto de Filosofia”.

Para reforçar a nova área de concentração, foram extintas as duas linhas de pesquisa existentes e substituídas por três novas linhas de pesquisa abrangentes, quais sejam: (1) Ética e Política; (2) Lógica, Conhecimento e Ontologia e (3) História, Cultura e Sociedade. Decisão que tem se mostrado, por conta dos resultados concretos que promoveu, sobremaneira acertada.

Já a partir de 2013, vencidos os seus mais graves obstáculos formais, o Programa passa a realizar, in atto, os objetivos que traz no espírito da sua fundação e enfim se consolida em âmbito nacional – com a promoção de encontros científicos que contemplaram os mais diversos e importantes temas de pesquisa em Filosofia – e, também, em esfera internacional a partir da promoção de diversos modelos de intercâmbio científico com colegas e instituições estrangeiros que são referências de qualidade nas diversas áreas contempladas pelo Mestrado em Filosofia da UFU.