Objetivo Geral

Produzir, através de nosso Mestrado Acadêmico, conhecimento e qualificação de excelência em Filosofia, divulgando-o através de publicações filosóficas especializadas, eventos científicos nacionais e internacionais e em nossos cursos presenciais.

Objetivo Específicos

Consolidar a pesquisa filosófica realizada no Instituto, especialmente as atividades de investigação e orientação centradas nas linhas de pesquisa instituídas. Pretende-se também formar investigadores e professores de alto nível em Filosofia, que possam atuar na docência, na pesquisa e em atividades culturais, com excelência intelectual.  O curso de Pós-Graduação pretende também estimular as áreas emergentes da cultura filosófica, que não se encontram consolidadas nas linhas de pesquisa vigentes e que já contem com pesquisadores individuais. Isso significa criar políticas de fomento e expansão do programa. Decorrente desse aspecto, um dos objetivos específicos é incentivar a pesquisa interdisciplinar em Filosofia, agregando diálogo às linhas consolidadas por meio de uma produção fecunda. O curso possui ainda, como objetivos específicos complementares, verticalizar a formação dos professores que atuam nas Universidades e Faculdades da região.

Nosso Mestrado tem se pautado por exigências elevadas na elaboração e na defesa das Dissertações; cuidando daquilo que é próprio à Filosofia: um labor conceitual refinado, que respeita exigências tradicionalmente postas pela comunidade filosófica e acompanha o avanço da reflexão e dos recursos disponíveis à comunidade acadêmica nacional e internacional.