Linhas de Pesquisa

 

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO

O Programa tem sua área de concentração em Filosofia. Nosso Programa, utilizando-se sempre dos recursos à tradição filosófica, privilegia a leitura competente dos problemas filosóficos ao longo da história do pensamento como condição necessária do fazer filosófico contemporâneo.

 

 

LINHAS DE PESQUISA

A estrutura do Programa é orientada por 03 (três) linhas de pesquisa, descritas a seguir:


Ética e Política:

Investigar os temas centrais da ética e da filosofia política, seja no âmbito específico de cada uma das disciplinas, seja no campo de intersecção entre elas, mediante o estudo dos clássicos e a discussão com autores contemporâneos, isso de forma que tais referenciais repensem os problemas colocados ao longo da história da filosofia bem como os desafios que a filosofia enfrenta na atualidade.

 

Lógica, Conhecimento e Ontologia:

Investigar de modo sistemático os temas relacionados às várias propostas ontológicas e metafísicas consideradas em si mesmas e nas suas relações com a tradição filosófica e nas suas relações com os problemas do conhecimento; isso de modo a promover e consolidar o uso de métodos de análise lógica e conceitual no trato de problemas gerais da tradição e/ou fazer uso das reflexões suscitadas a partir de questões ontológicas e de conhecimento na compreensão de questões lógicas.

 

História, Cultura e Sociedade:

Investigar no campo da filosofia, observar a dimensão temporal da existência humana como existência humana sócio-política e cultural e; teorias do progresso, da evolução e teorias da descontinuidade histórica; significado das diferenças culturais e históricas, suas razões e consequências.